Tuning

O QUE É O TUNING?

 

A tradução aproximada da palavra tuning seria afinação ou optimização. Neste caso, e aplicado aos automóveis, o tuning é a arte de modificar o carro, tornando-o mais performante, mais seguro, mais bonito, diferente do original e em último caso único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: jantes, pneus, suspensão, motor, interior, carroçaria, sistema de escape, instalação áudio, etc.

Todos estes componentes podem ser revistos e melhorados de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro “de série” em algo exclusivo e único, que se adapte ao gosto e necessidades de utilização do dono. As alterações feitas, para além de terem preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais performante mas também mais seguro em estrada. Com o tuning aplica-se ao automóvel um pouco da personalidade do seu dono.

O tuning é uma cultura. Hoje em dia o termo tuning descreve e engloba todas as vertentes da preparação e modificação automóvel: preparação de motor (engine tuning), optimização electrónica (chiptuning), preparação chassis (chassis tuning), alterações de carroçaria (customizing ou carstyling), car áudio e mais recentemente In-Car Enterteinment (ICE). O termo tuning descreve todas estas vertentes da alteração automóvel assim como o passatempo e o estilo de vida dos seus adeptos. Hoje em dia o tuning implica normalmente alterações visuais de forma a distinguir os carros dos demais, alterações de jantes por diâmetros maiores, kits de carroçaria, interiores totalmente revistos, rebaixamentos da carroçaria, etc.

O Tuning evolui também ao longo dos anos. Os materiais e estilos que estão em voga actualmente, não são os mesmos de há 10 anos atrás nem serão os mesmos dentro de 10 anos. A cada ano que passa novas tendências vão surgindo e vão sendo adoptadas ou seguidas por gente em todo o mundo que gosta de alterar os seus automóveis. O design e tecnologias dos produtos empregues no tuning também evolui, a par da indústria automóvel. Para além do gozo pessoal, muita gente participa em concentrações, encontros ou exposições onde podem mostrar o seu trabalho ao público em geral ou entre amigos. Quando o interesse pelo tuning é mais desportivo, as pessoas participam com os seus carros em provas de aceleração ou em track-days.

A componente do Car-Audio também possui vários tipos de competições destinadas a avaliar a potência sonora (SPL) ou a qualidade do som (Sound Quality). O tuning está intimamente ligado ao desporto automóvel mas a grande maioria dos carros nunca compete. Na maior parte das vezes os carros são modificados apenas para a participação nos vários eventos ou pelo simples prazer de possuir e conduzir um carro diferente, pela paixão desta vertente da cultura automóvel. Existem carros usados diariamente e show cars que apenas participam em eventos.

Pode-se dizer que desde o carro mais barato até ao super carro mais caro do mercado, pode ser objecto de alterações e haverá sempre acessórios e empresas dedicadas à transformação e comercialização de equipamento para modificar tal carro. A exclusividade, beleza e performances de um super-desportivo, por vezes não é suficiente e é sempre possível melhorar vários aspectos desses veículos. Não são poucas as empresas que se dedicam a transformar Porsche, Ferrari, Aston Martin, Lamborghini e outros carros exclusivos. O mercado tuning é também muito forte neste segmento. Alguns preparadores tornaram-se e obtiveram até a classificação de construtores automóveis tal como por ex a Brabus que se dedica a preparar e a vender Mercedes-Benz com a sua própria marca.

Muita gente pode também não compreender a mentalidade de um tuner, por gastar muito dinheiro alterando o carro e investindo num objecto que provavelmente nunca será rentável.

Para quem está de fora, pode parece estranho como uma pessoa pode dedicar tanto tempo aos automóveis, a uma máquina que nos deve levar do ponto A ao ponto B. Para nós um carro é arte, tanto por dentro como por fora. Nunca estamos satisfeitos, passamos muito tempo a pensar cada alteração, horas a limpar o carro, e a garagem é a segunda casa. Quando a paixão fala mais alto, quando é um estilo de vida, será certamente o melhor investimento e uma motivação para viver e uma forma de orgulho e satisfação pessoal.

Fonte : tuningonline.pt

 
  • Jantes
  • Iluminação
  • Kits interior
  • Kits exterior
  • Espaçadores
  • Rebaixamento
navigate_before
navigate_next
Marque atravês do 912 636 733
 ou simplesmente apareça na rua de Almeiriga, 95 – Leça da Palmeira.

Adquira as suas peças ou pneus de substituição online. Em vez de os receber em casa, poderá recebê-las comodamente nas nossas instalações de uma forma totalmente gratuita. (Quando adquirir basta indicar a nossa morada como local de entrega) Pode também deslocar-se as nossas instalações antes da compra e nós esclarecemos qualquer dúvida.

Veja a satisfação dos nossos clientes!

Óptimo serviço e óptimos colaboradores, simpáticos e sempre disponíveis. Chegamos e temos tudo o que precisamos. Com certeza irei voltar. 5*. Manuela.

Manuela Silva

Queria fazer a revisão eu mesmo mas não tinha onde fazer. Fui à FAST’U e em vez de pagar mais de 200€ por uma revisão, numa hora fiz a revisão no meu carro e só paguei 30€. Para a semana volto para fazer a revisão do carro da minha mulher!

Alberto Ferreira

Já fui à FAST’U algumas vezes para trabalhar no meu BMW e realmente gosto do sitio. Limpo, pessoal sempre disponível, instalações novas com elevador para o carro. Não falta nada. Muito bom.

Vasco Sousa